Você sabe o que é mindfulness?
- Tiago Giacometti
- 21 de abr.
- 2 min de leitura
Mindfulness é uma tradução em inglês da palavra sati, que sugere estar atento, atenção e lembrar na língua pali, forma de se comunicar da psicologia budista de 2,5 mil anos atrás (Germer, 2016). Segundo Germer (2016), o termo mindfulness pode ser usado para descrever um constructo teórico (a ideia de mindfulness), exercícios para cultivar mindfulness (como a meditação) ou processos psicológicos (mecanismos de ação na mente e no cérebro). A prática de mindfulness direciona a atenção do sujeito para o presente momento, sendo assim não está presa no passado ou futuro e não se rejeita ou se agarra ao que ocorre no momento (Germer, 2016). Essa atenção plena, é consciência, pode ser cultivada pelo foco de atenção direcionado para o momento atual, presente e livre de julgamentos (Kabat-Zinn, 2019). Essa forma de atenção pode ser realizada por qualquer pessoa e gera energia, clareza mental e alegria (Germer, 2016). O foco está no que acontece no momento, externamente ou Internamente, sendo a experiência vivida sem julgamento (Beck, 2022). A atenção plena, envolve observar de modo a ser mais compreensivo consigo mesmo e sem criticar (Williams & Penman, 2015). Mindfulness significa direcionar a atenção aos pensamentos, emoções, sensações, objetos, dentre outros aspectos que estão acontecendo no momento presente. Quando a mente começa a vagar no meio dessa tarefa, temos que perceber e retornar ao presente. Pode ser considerada uma atividade cognitivo-emocional complexa, a qual acolhe e aceita, sem julgamentos, os pensamentos e emoções que vêm à mente durante todas as nossas experiências (Lee & Cho, 2021). A atenção plena envolve uma maior consciência e proporciona maior aceitação e clareza do momento presente (Kabat-Zinn, 2020).

Referências:
Beck, J. S. (2022). Terapia cognitivo-comportamental: teoria e prática (3a ed.). Porto Alegre: Artmed.
Germer, C. K. (2016). O significado de mindfulness. In C. K. Germer, R. D. Siegel & P. R. Fulton (Coord.), Mindfulness e psicoterapia (2a ed, pp. 2-36) . Porto Alegre: Artmed.
Kabat-Zin, J. (2019). Atenção plena: para iniciantes. Rio de Janeiro: Sextante.
Lee, S. H., & Cho, S. J. (2021). Cognitive Behavioral Therapy and Mindfulness-Based Cognitive Therapy for Depressive Disorders. Advances in experimental medicine and biology, 1305, 295–310.
Williams, M., Penman, D. (2015). Atenção plena. Rio de Janeiro: Sextante.
Comentarios